p
A PEDAGOGIA HOSPITALAR BUSCA OFERECER ASSESSORIA, ATENDIMENTO EMOCIONAL E HUMANÍSTICO TANTO PARA O PACIENTE COMO PARA O FAMILIAR QUE, MUITAS VEZES, APRESENTAM PROBLEMAS DE ORDEM PSICOAFETIVA QUE PODEM PREJUDICAR NA ADAPTAÇÃO NO ESPAÇO HOSPITALAR. ELA ACONTECE QUANDO CRIANÇAS OU JOVENS FICAM INTERNADOS POR UM LONGO PERÍODO PERDENDO AULAS. O PEDAGOGO PREPARA O CONTEÚDO E, DENTRO DO PRÓPRIO HOSPITAL, REALIZA AS ATIVIDADES PROPOSTAS DE FORMA ADEQUADA A CADA PACIENTE, PARA QUE O FATO DE ESTAREM HOSPITALIZADAS NÃO SEJA AINDA MAIS DOLOROSO E ACABE PREJUDICANDO TANTO SUA SAÚDE QUANTO SEUS ESTUDOS. A PRÁTICA DO PEDAGOGO SE DÁ ATRAVÉS DAS VARIADAS ATIVIDADES LÚDICAS E RECREATIVAS COMO A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS, DRAMATIZAÇÃO, DESENHOS E PINTURAS, A CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS NO HOSPITAL.
É DESTINADO AOS PORTADORES DE DIPLOMA RECONHECIDO PELO MEC.
# | Módulo | Disciplina | Carga Horária Semestral |
---|---|---|---|
1 | Núcleo Comum | METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 40 |
2 | Núcleo Comum | METODOLOGIA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 |
3 | Núcleo Comum | PLANEJAMENTO DE CARREIRA | 40 |
4 | Núcleo Comum | RELAÇÕES HUMANAS E ÉTICA PROFISSIONAL | 40 |
5 | Núcleo Específico | ESPAÇOS EDUCATIVOS: UM OLHAR PEDAGÓGICO | 60 |
6 | Núcleo Específico | PEDAGOGIA E ESCOLARIZAÇÃO NO HOSPITAL | 60 |
7 | Núcleo Específico | PEDAGOGIA E AMBIENTES NÃO ESCOLARES | 60 |
8 | Núcleo Específico | ATENDIMENTO ESCOLAR À CRIANÇA HOSPITALIZADA: CLASSES HOSPITALARES | 60 |
OFERTADO NA MODALIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM VISTAS À OBTENÇÃO DE CERTIFICADO DE PÓS-GRADUAÇÃO POR CONVALIDAÇÃO DE COMPETÊNCIA DE ACORDO COM:
RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018
Copyrights 2018 Instituto Cotemar. Todos os Direitos Reservados.